Câmeras de vídeomonitoramento serão instaladas em Alto Araguaia

Câmeras de vídeomonitoramento serão instaladas em Alto Araguaia
Município já encaminhou toda documentação necessária para que seja firmado termo de cooperação técnica com a Fundação Nova Chance, ligada à Sejudh [caption id="attachment_21087" align="alignright" width="351"]DSC02501 Reunião que discutiu o assunto foi na manhã da última sexta-feira na Câmara de Vereadores[/caption] Alto Araguaia, MT – Uma nova fase de esperança para a reinserção social de detentos e egressos do sistema penitenciário vem se costurando no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). Nos próximos dias será assinado um termo de cooperação técnica com Fundação Nova Chance (Funac) – ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que tem por objetivo contribuir com a reinserção ou inserção de reeducandos no mercado de trabalho. A apresentação da proposta foi feita nesta sexta-feira (07/06) na Câmara Municipal. A parceria tem por escopo a contratação de mão de obra para prestação de serviços em áreas da administração municipal, tornando-se o maior programa deste tipo no município. Em Alto Araguaia, há três anos são desenvolvidos projetos para ressocialização com 25 reeducandos. São desenvolvidas atividades de alfabetização, numa parceria com a Secretaria de Educação por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA); aulas de música; de informática, além de oficina de corte e costura, que garante a confecção de uniformes para rede escolar de ensino. “Sem dúvida um grande incentivo ao reeducando, que passa ter uma nova visão. Todos se sentem mais valorizados”, disse Luiz Gustavo da Silva Machado, diretor da cadeia pública de Alto Araguaia. A cerimônia ainda contou com a presença do promotor de justiça da área criminal, Márcio Florestan Berestinas, que durante a apresentação do projeto apontou a necessidade de se incluir junto às ações propostas pela Fundação Nova Chance a instalação de um serviço de serigrafia na unidade prisional para que os reeducandos da oficina de corte e costura entreguem os uniformes já timbrados com logomarca e logotipo das instituições de ensino. “A ideia é aumentar o número de reeducandos para que no ano vindouro possamos aumentar a produção e atender toda demanda de uniformes escolares do município. Os cursos desenvolvidos auxiliam na busca por uma vaga no mercado de trabalho”, acredita Berestinas. A diretora executiva da Fundação Nova Chance, Mônica Rodrigues de Sousa, disse que o objetivo do termo de cooperação técnica que deve ser assinado em breve e tem por objetivo ajudar na ressocialização dos reeducandos e na diminuição dos índices de reincidência, facilitando o seu retorno à sociedade e ajudando-os a quebrar as barreiras do preconceito. “Temos de quebrar barreiras a cada dia. É mais uma conquista a possibilidade de colocação dos presos no mercado de trabalho pelo município de Alto Araguaia no sentido de fortalecer mais ainda a ressocialização. Com a vinda da fundação é formalizar o termo de cooperação que se concretizará nos próximos 20 dias e já poderemos colocar essas pessoas [reeducandos] no trabalho para colaborar conforme a demanda da prefeitura”, destacou. O prefeito Maia Neto (PR) ressaltou que o objetivo da prefeitura de Alto Araguaia é aproveitar a mão de obra bem como contribuir para que os reeducandos sejam reinseridos no mercado de trabalho. “É um projeto muito importante. Vamos dar oportunidade aos reeducandos. Além disso, vamos contribuir diretamente com o município com a prestação de serviços ao município. Quero parabenizar a todos os envolvidos com o projeto”, frisou o chefe do executivo. Ainda participaram da cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores Wanderalques de Castro, os vereadores Marcos Aurélio, Anderson Borges, Rosimeiry Lopes (ambos do PR); Evanilson Fagundes, Nelcy Pio Peron, Guilhermino Berigo (todos os PT); Jorge Melo (DEM); Sylvia Maia (PTB) e Gustavo Melo (PSD), além do promotor cível João Batista; secretários de educação Abilene Bastos Queiroz, de Desenvolvimento e Assistência Social Sandra Paniago e de agricultura Dimas Gomes Neto; o chefe de gabinete Jovelino Lélis, o Zarú, o assessor especial de gabinete José Fabiano Dias de Souza e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Vanderlei Marques.